O Agente Secreto ganha prêmio da crítica no Festival de Cannes 5q6457
Publicado em 24/05/25 12:00 476i17
O Agente Secreto venceu neste sábado (24) dois prêmios paralelos do Festival de Cannes. O filme de Kleber Mendonça Filho foi escolhido o melhor da seleção oficial pelo júri da Fipresci, principal associação de críticos de cinema do mundo.
Em sua avaliação do filme, o júri da Fipresci explicou: “Escolhemos um filme que tem uma generosidade romanística e épica; um filme que permite digressão, diversão, humor e caráter para evocar um tempo e lugar e uma história rica, estranha e profundamente preocupante de corrupção e opressão. Um filme que faz suas próprias regras, que é pessoal, mas universal, que leva seu tempo e mergulha você em um mundo - o mundo do Brasil governado pelos militares em 1977 e o mundo das pessoas boas em tempos ruins”.
O longa com Wagner Moura também recebeu o Prix des Cinemás Art et Essai, premiação realizada pelos exibidores que celebra o compromisso de cineastas com o circuito de cinemas. Nas últimas duas edições, a honraria foi concedida aos títulos A Semente do Fruto Sagrado, de Mohammad Rasoulof, e La Chimera, de Alice Rohrwacher.