O Agente Secreto | Wagner Moura tem chances de Oscar? 2v3x6i
Publicado em 24/05/25 16:00
Wagner Moura se tornou neste sábado (24) o primeiro ator brasileiro a vencer o prêmio de melhor atuação masculina no Festival de Cannes, a principal mostra de cinema do mundo. A honraria foi concedida ao artista por seu trabalho no filme O Agente Secreto, que também rendeu a Kleber Mendonça Filho o prêmio de melhor direção.
O prêmio alavanca as chances de Moura para a próxima temporada de premiações, onde a presença de O Agente Secreto já é dada como certa pelos veículos especializados. O filme será distribuído nos Estados Unidos pela NEON, que já venceu o Oscar de melhor filme com Parasita e Anora, além de crescer a sua presença ano a ano na lista da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
O Brasil nunca emplacou uma indicação à estatueta de melhor ator. A seu favor, Wagner Moura é um ator mais conhecido nos Estados Unidos que Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, trabalhando já há uma década no país. O ator ganhou os holofotes pela primeira vez nos anos 2010 por seu trabalho em Narcos, série que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro.
O histórico de Cannes na categoria não é forte, mas existe na premiação. O último ator que venceu Cannes e chegou ao Oscar foi Antonio Banderas, que em 2020 disputou o prêmio por seu trabalho em Dor e Glória, de Pedro Almodóvar —o papel foi escolhido como melhor atuação masculina da Cannes daquele ano.
Antes dele, outros três vencedores do festival nos últimos 20 anos foram parar no Oscar, incluindo Christopher Waltz, por seu trabalho em Bastardos Inglórios; Jean Dujardin, por O Artista; e Bruce Dern, por Nebraska. Os dois primeiros venceram estatuetas: Waltz ganhou o primeiro prêmio de coadjuvante da carreira e Dujardin recebeu a estatueta principal.
Festival de Cannes | Todas as nossas críticas do festival mais famoso do cinemaAmbientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.
O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros. A direção é de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), que também assina o roteiro.
No Brasil, o longa será distribuído pela Vitrine Filmes, enquanto a NEON, conhecida por sucessos vencedores do Oscar como Parasita e Anora, cuidará da distribuição nos Estados Unidos. No Reino Unido e outros países da América Latina, o lançamento será feito pela MUBI.
Festival de Cannes | Todas as nossas críticas do festival mais famoso do cinemaO Agente Secreto ainda não tem data de estreia definida. Fique ligado no Omelete para saber tudo sobre o filme!
Fonte: Omelete // Pedro Strazza